Caxias do Sul assume a liderança nacional na geração de empregos na indústria

A indústria de Caxias do Sul é a que mais gerou empregos no país neste ano com carteira assinada. De janeiro a agosto, a indústria do município gerou mais de 5 mil vagas, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Assim, o município da Serra gaúcha assumiu a liderança no ranking das cidades brasileiras que mais contrataram nesse setor no período. Um desempenho que ajuda a repor os cerca de 20 mil postos de trabalho fechados em Caxias durante a crise.

O resultado positivo foi puxado, principalmente, pelo ramo automotivo pesado. “Agora, recentemente, algumas empresas estão optando por ter sua frota própria para fazer as entregas, os fretes, e não mais terceirizados. Isso acabou dando um incremento nesse mercado”, explica a diretora de economia e finanças da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Maria Carolina Gullo.

Durante a crise uma empresa de Caxias que fabrica borracha e autopeças para a indústria automotiva reduziu pela metade o quadro de funcionários. Mas, nesse ano, com o mercado começando a se recuperar, eles voltaram a contratar. Até agora já são 12 novos trabalhadores.

Desde maio, a fábrica também começou a trabalhar aos sábados para dar conta de todos os pedidos. O faturamento já cresceu 20% esse ano.

“Os últimos três meses foram muito bons para nós. Esse mês também está sendo muito bom. O mês de outubro promete também, já está com uma carteira de pedidos bem interessante. A exportação cresceu um pouquinho devido ao dólar, mas ainda o maior crescimento é pelo mercado local mesmo”, afirma diretor-executivo da empresa, Márcio Korzeniewski.

Fonte: G1

Conteúdo Relacionado