Defesa Civil registra estragos causados por chuva forte em cinco cidades do RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul registrou estragos causados pela chuva forte em cinco municípios do Rio Grande do Sul. São eles: Coqueiro Baixo, Nova Bassano, Nova Bréscia, Vanini e Vespasiano Corrêa. As pancadas intensas ocorreram na sexta-feira (30).

O boletim divulgado pela Defesa Civil às 11h deste sábado (1°) informa que 100 pessoas estão desalojadas e 32 residências foram atingidas.

Em Nova Bassano, choveu 55mm em meia hora. Além disso, uma tubulação rompeu. Ruas e calçadas da cidade ficaram tomadas de água e muita lama.

No município de Coqueiro Baixo, a chuva forte causou alagamento em oito residências, no centro educacional, no posto de saúde e na praça central. Houve também danos em encostas de estradas e deslizamento no interior do município.

Em Nova Bréscia, as precipitações causaram alagamentos em residências que ainda estão sendo contabilizadas pela Defesa Civil, além de afetarem uma escola, aviários e um salão comunitário.

Na cidade de Vanini, a enxurrada deixou 24 residências alagadas e 100 pessoas desalojadas. Isso causou danos em pontes, pontilhões, bueiros, tubulação de esgoto, abastecimento de água, passeio público, estradas de acesso principal na área urbana/rural e em lavouras de soja, milho e fumo.

Já em Vespasiano Corrêa, a chuva forte também causou alagamento em residências que ainda estão sendo contabilizadas pela Defesa Civil. O órgão segue acompanhando as Coordenadorias Regionais em conjunto com os municípios, oferecendo ajuda necessária às localidades atingidas.

Fim de semana de tempo instável

A previsão para este fim de semana é de tempo instável em boa parte do Rio Grande do Sul. Conforme a Somar Meteorologia, neste sábado (1°), pode chover principalmente na Região Leste do estado.

No domingo (2), a previsão ainda é de chuva em algumas regiões, mas as pancadas devem ser mais fracas em comparação com o sábado.

Fonte: G1