Estudantes de Agronomia e Veterinária visitam a Fábrica de Rações Cotrijal

Alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF) tiveram uma manhã de aprendizado prático na Fábrica de Rações da Cotrijal em Não-Me-Toque, nesta sexta-feira (15). A visita integra as atividades da disciplina de Nutrição Animal, ministrada pelo professor Fernando Pilotto.

O grupo de 20 estudantes foi recepcionado pelo gerente da Fábrica de Rações da Cotrijal, Marlon Luciano Petry, e membros da equipe de qualidade e produção: Daniela Marise Kroth, Ananda Lubian Ramos e Welington Boeira Lopes.

Para o professor, que tradicionalmente realiza a atividade prática, esta é a melhor aula do semestre. “A Cotrijal é um exemplo a ser seguido e possui um diferencial muito grande no mercado. É uma oportunidade ímpar para os alunos vivenciar tudo o que aprendemos em sala de aula, consolidando o conhecimento. O nosso desafio é preparar profissionais capacitados para encarar os desafios do mercado de trabalho”, apontou Pilotto.

Entre o grupo, esteve o aluno Arthur Nery da Silva, de 20 anos, que estuda Medicina Veterinária. Hoje no sétimo semestre da graduação, ele já tem seus objetivos definidos e pretende atuar na área de melhoramento genético de suínos e aves. “Esta área é totalmente dependente tanto do manejo de ambiência, como da nutrição animal, por isso, visitar a Fábrica de Rações foi muito enriquecedor para mim. Pude tirar minhas dúvidas com profissionais que formulam rações equilibradas, que garantem que os animais melhorados geneticamente expressem todo seu potencial zootécnico”, enfatizou.

Troca de conhecimentos – Marlon Luciano Petry aponta que a visita também é uma oportunidade de troca de conhecimentos entre a cooperativa e o meio acadêmico. “Temos uma preocupação com a qualidade, que vai desde o recebimento da matéria-prima, controle de cada processo em uma estrutura com alto nível de automação. Nosso objetivo, através das Boas Práticas de Fabricação, é entregar segurança no alimento que sai para o animal”, indicou.

O gerente da Cotrijal apontou ainda que estes alunos logo serão profissionais e/ou clientes em potencial, que divulgarão o trabalho que é realizado na Fábrica de Rações.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Conteúdo Relacionado