A União Faz a Vida lança Rede de Mobilização pela Educação

Com o objetivo de possibilitar o engajamento de mais pessoas com o Programa A União Faz a Vida, foi lançada na manhã desta quarta-feira, 20/6, a Rede de Mobilização pela Educação. A solenidade ocorreu na Superintendência da Sicredi Alto Jacuí, em Carazinho, reunindo representantes da cooperativa de crédito, da Cotrijal, das secretarias de Educação de Não-Me-Toque, Victor Graeff, Santo Antônio do Planalto e Almirante Tamandaré do Sul. Também participaram representantes de vários segmentos da sociedade que futuramente poderão ser parceiros do programa.

O presidente da Sicredi Alto Jacuí, José Celeste De Negri, destacou que o programa, há mais de 20 anos em desenvolvimento na região, vem crescendo em importância e contribuindo para a formação de futuros cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade. “Esperamos, nesta nova fase, promover uma integração ainda maior com a comunidade”, ressaltou.

O gerente da Unidade de Negócios da Cotrijal em Não-Me-Toque, Airton Mário Görgen, elogiou o novo formato de parcerias do A União Faz a Vida e disse que a cooperativa orgulha-se em apoiar o programa desde o início. “A educação é responsabilidade de todos e esse programa é fantástico porque estimula o envolvimento de toda a comunidade na busca por uma sociedade com valores e princípios cooperativistas”, enfatizou.

Além de Görgen, representaram a Cotrijal na reunião a gerente da Unidade de Negócios de Santo Antônio do Planalto, Aline Luersen, e o coordenador administrativo da Unidade de Negócios de Almirante Tamandaré do Sul, Roger Schussler.

DE OLHO NAS FUTURAS GERAÇÕES

Para comprovar o resultado positivo do programa, os alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Marcílio Dias, de São José da Glória, Victor Graeff, acompanhados da professora Fabiane Kemmerich, foram convidados a apresentar o projeto que estão desenvolvendo neste ano, sobre cobras.

Luís Felipe Luersen, Carla Schuster, Emanuel Bach e Guilherme Frank surpreenderam com sua empolgação e conhecimento em relação às informações e ao conteúdo já pesquisado. “O estímulo é maior porque parte deles a ideia do tema a pesquisar e inclusive a forma de conduzir o projeto”, revela a professora, que trabalhou com o assunto não apenas nas aulas de Ciências, mas também em Português e Matemática.

A UNIÃO FAZ A VIDA – Na região da Sicredi Alto Jacuí, o Programa A União Faz a Vida foi implantado em 1996, com o apoio da Cotrijal. Em 2017, envolveu 271 educadores e 2.316 crianças e adolescentes, nos municípios de Victor Graeff, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Almirante Tamandaré do Sul. No Brasil, foram 274 municípios parceiros, com 18.743 educadores e 219.866 crianças e adolescentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal