Lançado edital de licitação para ampliação do aeroporto de Passo Fundo

Esta sexta-feira (22) foi um dia histórico para Passo Fundo e região. O governador José Ivo Sartori autorizou o edital de licitação para ampliação e reforma do Aeroporto Lauro Kortz. O lançamento do processo licitatório ocorreu no auditório da biblioteca da Universidade de Passo Fundo (UPF), com a presença de lideranças municipais e estaduais e comunidade. 

Assim que o edital for publicado no Diário Oficial da União, as empresas interessadas em executar os serviços vão poder se candidatar. Dentro dos prazos legais será feita a escolha, mas a expectativa é de que a obra inicie ainda neste ano. São ao todo R$ 55 milhões para novo terminal de passageiros e pátio de aeronaves, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para melhorar os pousos e decolagens das aeronaves, ampliação das cabeceiras, novo estacionamento de veículos e pista de taxiamento para até cinco aeronaves. 

Em seu pronunciamento, o governador Sartori destacou que o sonho da cidade de ter um aeroporto à sua altura está mais perto. Em entrevista à Uirapuru, o prefeito Luciano Azevedo frisou que o lançamento do edital é uma grande conquista para Passo Fundo e que as melhorias no Aeroporto Lauro Kortz terão repercussão por muitos anos. A obra é essencial para que Passo Fundo continue se destacando e ampliando a sua capacidade de ser polo regional. Além disso vai incrementar a atividade econômica dentro do município.

O deputado Gilberto Capoani (MDB) frisou que o aeroporto de Passo Fundo é o primeiro do Estado, dentro do Programa Nacional de Aviação Regional, e o segundo do país a lançar o edital de licitação. Destacou que a ampliação e reforma do Lauro Kortz vai facilitar a vinda de investidores, melhorar a vida dos passo-fundenses e ainda consolidar Passo Fundo como polo regional.

O deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) falou à Uirapuru que a obra representa a união de Passo Fundo, da prefeitura e das lideranças políticas, empresariais e comunitárias, entorno de uma bandeira maior. Destacou que se Passo Fundo se mantiver unida terá grandes vitórias como esta pela frente.

O pré-candidato a senador Beto Albuquerque (PSB) lembrou que há 16 anos, em função da realização de algumas obras, o aeroporto de Passo Fundo conquistou a regularidade de voos com São Paulo. Disse que a cidade foi transformada em um hub da viação, com pessoas vindas de outros locais para pegar voos para o centro do país. Beto Albuquerque afirmou que a ampliação do terminal de passageiros é uma urgência de anos.

Fonte: Rádio Uirapuru

Conteúdo Relacionado