Santo Antônio do Planalto: Brincar é coisa séria!

A professora do Maternal II B da EMEI Professora Marisa Margarida do município de Santo Antônio do Planalto, Milena Maria Martins dos Reis, com o auxílio da atendente Cristina de Oliveira, através da afirmação “Brincar é coisa séria” estimulam e desenvolvem muitas aprendizagens através das brincadeiras.
O momento da brincadeira é uma das principais formas de expressão da criança para observar, aprender e interagir consigo o outro e o mundo. Momento o qual vivência liberdade, criatividade, desenvolvendo seu corpo, o imaginário, a tolerar as diferenças, ao respeito com o próximo, um cone de linha vira um avião, um pedaço de pano vira barco, cavalo, casa. A criança necessita estar sempre imaginando, fantasiando, inventando e o brincar proporciona isto e muito mais.
O objetivo é promover atividades lúdicas e abordar através das brincadeiras como instrumento facilitador da aprendizagem, ressaltando o prazer desta ação, no qual a criança interage e faz suas próprias descobertas.
A brincadeira encanta e envolve pela sua fantasia, instiga à imaginação, a novas experiências e habilidades, explorando todo o seu potencial, como também faz bem a saúde emocional, física e intelectual. 
É por meio das atividades lúdicas que a criança se comunica consigo mesma e com o mundo, aceitando a existência dos outros, estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos e desenvolvendo-se integralmente.
Para a diretora da escola Tânia Mara Wagner, acompanhar esse trabalho mágico de alegria, encantamento, diversão, o envolvimento comprometido, brilho nos olhos das crianças, a interação, ou seja, todo esse conjunto se transformando em aprendizagem prova que ser criança é a melhor fase. Também contempla a frase “lugar de criança é na escola”.

Fonte: Prefeitura de Santo Antônio do Planalto

Conteúdo Relacionado