Filme sobre Olívio Dutra estreia em Porto Alegre

O filme “O Galo Missioneiro – a trajetória de um militante” estreia em Porto Alegre. O longa conta a história de vida, a trajetória política e a caminhada militante do sindicalista e ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra. A exibição será na próxima terça-feira, dia 26 de junho, às 19 horas, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, com entrada gratuita*.

Dirigido pelo cineasta gaúcho Thiago Köche, o documentário resgata a vida de Olívio, desde a convivência com a família na cidade natal, São Luiz Gonzaga, passando pela vinda do missioneiro para a capital gaúcha e sua luta sindical e política, que o levou a prefeito de Porto Alegre e a governador do estado. Conforme Köche, a ideia é lembrar dos bons exemplos da política num mundo tomado pelo ódio e intolerância. “É essencial resgatarmos os bons exemplos de políticos e gestões que priorizam o papel do povo como sujeito, e não objeto da política”, conta o diretor.

O documentário também resgata imagens históricas do Partido dos Trabalhadores em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul, e foi gravado sem orçamento e sem captação de recursos públicos por meio de leis de incentivo à cultura. O longa-metragem olha para o passado e para o presente, com uma narrativa que passa pelo dia a dia de Olívio Dutra como militante das causas do povo trabalhador. Thiago Köche acompanhou Olívio de forma independente e militante durante um ano, com uma câmera e um microfone lapela no protagonista, além de resgatar imagens de arquivo e entrevistas com pessoas envolvidas na história.

Depois, contou com ajuda de amigos que colaboraram na animação, artes, edição de som e mixagem. “O mais fácil foi o dia a dia do Olívio mesmo. Desde eventos políticos até ele andando de ônibus ou bicicleta pela cidade”, revela o diretor. Ele acrescenta que o filme “O Galo Missioneiro”, acima de tudo, serve para o debate político. Mas sem deixar de ser uma bela obra audiovisual. “Não há ser apolítico. Ou você se soma ao debate, ou você é conivente com o que há de pior na política”, afirma.

Após o lançamento na capital o filme será lançado em diversos municípios do Rio Grande do Sul, sempre com exibições gratuitas.

Assista trailer no YouTube:

Ficha técnica do filme “O Galo Missioneiro – a trajetória de um militante” 

O diretor Thiago Köche é bacharel em realização audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Além do documentário longa-metragem “O Galo Missioneiro – a trajetória de um militante”, seu principal trabalho é o documentário curta-metragem “Manifesto Porongos”, selecionado para 22 festivais nacionais e internacionais e vencedor de cinco prêmios.

Produção e roteiro: mandato deputado Edegar Pretto, Sônia Rosler e Tina Wagner Griebeler;

Animação e créditos: Lucas Argenta;

Edição de som e mixagem: Humberto Schümacher da Gama Junior;

Título e desenho publicitário: Betina Cammardelli Köche;

Músicas: Wagner, Nei Lisboa, Pedro Ortaça, Gelson Oliveira e Antônio Gringo;

Apoio: Casa de Cinema de Porto Alegre, Fetrafi-RS e Sindbancários;

(*) A distribuição de senhas para a sessão começa às 18 horas no local.

Fonte: Rádio Uirapuru