Uber já tem serviço de ônibus com lugar reservado

Uber já conta com um serviço de ônibus com lugar previamente reservado, por meio de seu aplicativo, no Egito. Chamado Uber Bus, ele já está disponível a todos os usuários no Cairo. A nova modalidade do aplicativo é mais um segmento de transportes para o qual a empresa expande sua atuação. No ano que vem, ela deve oferecer no Brasil um serviço de compartilhamento de bicicletas elétricas, com um modelo parecido com o da Yellow.

O Uber Bus consiste em microônibus, que são da Uber, dirigidos por motoristas parceiros. No Egito, essa nova modalidade é a mais barata, uma vez que consiste em um meio de transporte compartilhado por várias pessoas, como em um ônibus comum.

No Brasil, o Uber Juntos, que permite compartilhar corridas que vão para a mesma direção, chegou a incomodar entidades de transporte coletivo.

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo afirmam que o Uber Juntos comete irregularidades ao oferecer seu serviço compartilhado. Dados da NTU indicam uma queda de 25% no uso de transporte coletivo entre os anos de 2013 e 2017. O serviço coletivo de transporte da Uber seria um dos motivos da queda. A estreia do Uber no Brasil foi em 2014, seguida por outras, como a Cabify e a adaptação da 99 ao modelo de corridas com motoristas particulares.

Não há previsão de quando–ou se–o Uber Bus será lançado no Brasil.

Fonte: Exame