Aeroporto Lauro Kortz vai continuar operando mesmo com as obras de ampliação

Nessa semana deverá ser lançado em Passo Fundo, com a presença do governador José Ivo Sartori, o edital de licitação para a ampliação do Aeroporto Lauro Kortz. Os serviços, orçados em R$ 55 milhões, devem garantir a Passo Fundo um aeroporto moderno e que vai contribuir para a expansão da aviação regional no Rio Grande do Sul.

Durante o programa Repórter do Povo e a Municipalidade de sábado (16), o secretário de desenvolvimento econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, deu detalhes do projeto que será implementado. Segundo ele, o objetivo desde o início sempre foi de não fechar o aeroporto durante as obras e isso gerou um estudo técnico e de viabilidade muito profundo, principalmente pela questão da segurança.

Entre o prazo de abertura da licitação até o fim das obras se estima um tempo de dois anos. Segundo Carlos Eduardo, se o aeroporto ficasse fechado nesse período corria-se o risco dos voos realizados serem transferidos definitivamente para outros locais.

Pós reforma o principal benefício que o novo aeroporto vai proporcionar é uma ampliação de opções para que as empresas aéreas possam operar em Passo Fundo. O secretário explicou que atualmente o aeroporto possui apenas uma posição de pista para aviões o que impede a realização de mais pousos e decolagens.

Com uma nova pista, novo pátio de manobras e mais segurança, será possível que até cinco aviões operem simultaneamente no aeroporto.

A ampliação contempla a construção de um novo terminal de passageiros e de um novo pátio para estacionamento das aeronaves, além da recuperação da atual pista de pousos e decolagens.

Fonte: Rádio Uirapuru

Conteúdo Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.